Sites Grátis no Comunidades.net
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 2.9/5 (151 votos)

ONLINE
1





Partilhe este Site...



Total de visitas: 42386
Dicas de Dietas para Emagrecer
Dicas de Dietas para Emagrecer

 

As 5 dietas mais procuradas
         

1° Como funciona a Dieta dos Pontos?

O sistema de pontos desenvolvido converte as calorias e gorduras totais dos alimentos, as calorias gastas com atividade física, bem como as necessidades energéticas de cada individuo em pontos. Levando em consideração o gênero (masculino ou feminino), o peso atual e a altura de cada indivíduo, é calculada a necessidade energética e então estabelecida a recomendação diária de pontos, ou seja, a quantidade de pontos disponível para ser consumida a cada dia. A recomendação pode variar de 30 a 50 pontos, dependendo do objetivo.O conceito central do sistema é o gerenciamento dos pontos a partir da inserção diária no programa de todos os alimentos consumidos e exercícios praticados. Desta forma, os seguidores da dieta aprendem como deve ser constituída uma alimentação saudável e equilibrada, conhecem quais alimentos devem ser priorizados e quais quantidades devem ser consumidas.

 °Vantagens da Dieta dos Pontos?

O sistema de pontos se torna o caminho para atingir o objetivo de eliminação ou manutenção de peso simples e estimulante.O programa oferece a seus usuários liberdade para inserir os alimentos prediletos no cardápio, sem tornar a realização da dieta algo torturante, monótono ou punitivo.

A utilização do Contador de Pontos, uma das ferramentas disponíveis no programa, facilita o controle dos pontos consumidos e torna o gerenciamento da dieta simples, porém superinteressante. Com a utilização da ferramenta, os assinantes conseguem distribuir os pontos ao longo do dia, evitando assim sua recomendação diária e, então, favorecer o emagrecimento. Usuários que utilizam esta ferramenta emagrecem até 7 vezes mais do que quem não utiliza.

Os seguidores conseguem adaptar a dieta ao seu ritmo de vida e podem determinar os horários e quais refeições serão realizadas no dia, tornando a dieta algo prazeroso. Com isso, jejuns prolongados podem ser evitados, favorecendo o metabolismo e consequentemente o emagrecimento.

O programa disponibiliza também uma Análise Nutricional diária da alimentação, permitindo assim a compreensão da importância de atentar-se não somente à pontuação consumida, mas também à qualidade nutricional da dieta. A análise é estabelecida a partir da comparação entre o consumo de carboidratos, proteínas e gorduras, e as respectivas recomendações.Com a prática de atividade física, os assinantes ganham pontos em sua cota, que devem ser consumidos evitando assim desgaste físico, cansaço e perda de massa muscular que podem ocorrer, em virtude do aumento do gasto energético causado pelo exercício.

Outras ferramentas são disponibilizadas aos assinantes como o objetivo de auxiliá-los no processo de emagrecimento. Uma delas é a página destinada ao acompanhamento da Evolução do Peso, em que gráficos ilustram e facilitam o acompanhamento das mudanças de peso e Índice de Massa Corpórea (IMC). Os assinantes são orientados a atualizar seu peso semanalmente, de acordo com recomendações da equipe nutricional. Com esses dados são então gerados gráficos e também tabelas que descrevem a quantidade de peso eliminado, em quilogramas, e a quantidade restante para se atingir a meta.

 E para provar que é possível emagrecer sem abrir mão do sabor na cozinha, dentro do programa, o assinante tem acesso a opções de receitas saborosas, criativas e de baixa pontuação.

 

2°Como funciona a Dieta da Proteína?

Dieta da Proteína

Os princípios da Dieta da Proteína foram desenvolvidos pelo cardiologista Robert Atkins, por isso a dieta tornou-se conhecida mundialmente como Dieta do Dr. Atkins.A idéia principal desta dieta é a drástica redução dos carboidratos. Acredita-se que ao excluir essa principal fonte de energia do nosso organismo, o corpo éforçado a utilizar as reservas de gordura como fonte para obter energia e, assim, ocorre à perda de peso.

O cardápio da dieta é composto principalmente por proteína e gordura na forma de carnes, óleos, manteiga e produtos lácteos. Durante o chamado período de "indução" são permitidos apenas 20 gramas de carboidratos ao dia, quantidade esta inferior a contida em uma fatia de pão integral. A dieta recomenda que os carboidratos venham de saladas e vegetais.

Depois de duas semanas, aumenta-se o consumo de carboidratos para cerca de 25 a 90 gramas ao dia, o que equivale de 100 a 360 calorias, menos de 10% do total de calorias geralmente consumidas por um adulto. Mesmo com esse aumento, a quantidade diária de carboidratos continua abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que é de 55 a 75% de calorias das calorias consumidas no dia.

Indução: Durante 2 semanas estão liberados carnes, queijos e outros produtos ricos em gordura enquanto apenas os vegetais com baixo teor de carboidratos são permitidos, como brócolis, tomate e alface, mesmo assim limitados a 3 porções pequenas por dia.

Perda de Peso Contínua: O objetivo dessa fase é descobrir o quanto de carboidratos pode-se comer e ainda perder peso, por isso a quantidade de legumes pode ser aumentada. Essa etapa dura até que se esteja de 3 a 5 quilos de seu peso ideal.

Pré Manutenção: Nesta fase se descobre o quanto de carboidrato pode comer sem ganhar peso. Dez gramas de carboidratos podem ser adicionados por dia. Esta fase dura de 2 a 3 meses.

Manutenção: O objetivo é manter os hábitos alimentares adquiridos nas fases anteriores, com cerca de 100 gramas de carboidratos por dia.

 

Vantagens da Dieta da Proteína

As proteínas são nutrientes de digestão lenta, o que pode contribuir para prolongar a sensação de saciedade. Não há limitação de quantidade de alimentos a serem consumidos, somente os tipos de alimentos são restritos.

Desvantagens da Dieta da Proteína

Com o consumo drasticamente limitado de carboidratos, o organismo tende a converter gordura em energia acarretando na liberação de corpos cetônicos, componentes que em altos níveis podem ser prejudiciais às células, além de causar mau hálito. Os adeptos da dieta também ficam expostos a quadros de tonturas, fraqueza e desmaios, e frequentemente são acometidos por constipação intestinal devido ao baixo consumo de fibras.

Em virtude do grande consumo de alimentos protéicos, a quantidade de gorduras saturada e colesterol é elevada ao ponto de contribuir para aumentar os níveis de colesterol ruim (LDL - colesterol) e favorecer a ocorrência de problemas cardiovasculares. O excessivo consumo de proteínas pode também ocasionar sobrecarga renal e, se mantida a longo prazo, há o risco do desenvolvimento de insuficiência renal.A Dieta da Proteína é considerada uma dieta de difícil adesão devido à drástica limitação de carboidratos. A Dieta não estimula a mudança de hábitos alimentares e não transmite conceitos de alimentação saudável e equilibrada.

3°Como funciona a Dieta da USP?

Dieta da USP

A princípio é importante deixar claro que a dieta leva apenas o nome da Universidade de São Paulo (USP), no entanto, não existe nenhuma relação com a universidade. Seu nome foi elaborado com o intuito de dar uma falsa credibilidade à dieta. Ela apresenta os mesmos princípios que a dieta das proteínas ou a dieta do Dr. Atkins.O programa possui um cardápio de uma semana, com refeições definidas para cada dia. Apresentam como recomendação o baixo consumo de alimentos que contenham carboidratos (massas, farinhas, arroz, aveia, pão, milho, batatas, barra de cereal, macarrão, cará, inhame) e o aumento dos alimentos ricos em proteínas (carnes, ovos, peixes, embutidos e leite integral e derivados do leite) e gorduras (presentes nas carnes, azeite, sorvete e oleaginosas). Nessa dieta não é permitido substituir os alimentos que estão no cardápio e nem trocá-los de horário. Depois de completar essa semana, deve-se iniciar novamente o cardápio desde o primeiro até o sétimo dia. Sugere uma perda de 14 kg em 14 dias.

 Vantagens da Dieta da USP

Não há vantagens.

Vesvantagens da Dieta da USP

É uma dieta desequilibrada nutricionalmente, a perda de peso rápida é decorrente da baixa ingestão de calorias, o que leva à perda de água e massa magra que pode dar falsa ilusão de emagrecimento. Durante o processo de emagrecimento é possível que haja sensação de fraqueza, pois a pessoa poderá ficar sem energia para executar suas atividades diárias, além de sentir dores de cabeça, náuseas, tontura e mal estar. Além disso, não promove reeducação alimentar e, assim como as demais dietas, somente proporciona resultados imediatos.

 4°Como funciona a Dieta Dukan?

Dieta Dukan

A Dieta Dukan, também conhecida como Dieta Francesa ou Prototal, foi criada há 10 anos pelo nutricionista francês Pierre Dukan. A dieta segue a mesma linha da Dieta Atkins, em que há uma drástica redução do consumo de carboidratos e a priorização de proteínas e gorduras.Assim como a Dieta da Proteína do Dr. Atkins, a Dieta Dukan é dividida em quatro fases, denominada de Fase de Ataque, Fase de Cruzeiro, Fase de Consolidação e Fase de Estabilização Permanente.

Fase de Ataque: A Fase de Ataque tem duração de 2 a 7 dias e representa a fase mais radical da dieta, em que são permitidos apenas alimentos cuja composição é principalmente protéica. A rápida perda de peso nesta fase é apontada por seus adeptos. Nessa fase os alimentos permitidos são: carnes magras, fígado, rins, aves, peito de peru ou frango, frutos do mar, iogurtes, queijos ou leite desnatado e ovos.

Fase de Cruzeiro: Nessa fase alguns legumes e verduras são gradualmente adicionados, possibilitando alternar os dias de consumo de proteínas como o consumo de proteína junto aos vegetais permitidos. Essa fase deve ser mantida até se atingir o peso desejado. Durante a fase de Cruzeiro é recomendado o consumo de no mínimo 1,5 litros de água ao dia. Os legumes permitidos são: pepino, berinjela, tomate, rabanete, palmito, acelga, aipo, cogumelos escarola, espinafre, repolho, alho-poró, abobrinha e vegetais folhosos.

Fase de Consolidação: A Fase de Consolidação tem como objetivo inserir outros alimentos e evitar o reganho de peso, que comumente acontece após a perda de peso rápida. Essa fase tem a duração de 10 dias para cada quilo perdido nas fases anteriores. Nessa fase é introduzida um porção de pão integral, uma de frutas e uma de queijo, bem como duas porções semanais de cereais.

Fase de Estabilização Permanente: A Fase de Estabilização recomenda-se ser seguida durante toda a vida, como forma de manter o peso conquistado. Essa fase é baseada em 3 regras básicas: a Fase de Ataque deve ser repetida uma vez por semana, a pratica de atividade física deve ser mantida e o consumo de 3 colheres de aveia por dia.

Vantagens da Dieta Dukan

Não há limitação de quantidade de alimentos a serem consumidos, somente os tipos de alimentos são restritos.

Desvantagens da Dieta Dukan

A Dieta Dukan pode ser uma alternativa para quem deseja uma perda de peso rápida, contudo vale lembrar que há um grande risco de ocorrer um reganho de peso também rápido.Os carboidratos são as principais fontes de energia do corpo, a exclusão deles como recomendado pela dieta pode promover quadros de tonturas, fraqueza e desmaios. Além disso, como o consumo insuficiente de carboidratos o corpo tende a converter gordura em energia acarretando na liberação de corpos cetônicos, componentes que em altos níveis podem ser prejudiciais às células.

Devido ao elevado consumo de alimentos de origem animal, como carnes e produtos lácteos a quantidade de gordura saturada e colesterol ingerida é muito elevada, o que contribui para aumentar os níveis de colesterol ruim (LDL-colesterol) e favorecer ao entupimento de vasos sanguíneos podendo acarretar em quadros de aterosclerose, e aumento do risco de infarto e AVE.

O grupo amina contido nos aminoácidos que compõem as proteínas é eliminado pelos rins. O excessivo consumo de proteínas pode ocasionar um aumento significativo na quantidade de amina a ser eliminada promovendo, consequentemente, uma sobrecarga renal. Se essa situação permanecer por longos períodos, há o risco do desenvolvimento de insuficiência renal.

O desconforto gástrico pode também ser uma queixa entre os adeptos de dietas ricas em proteínas como a Dukan. Esse desconforto pode estar relacionado ao demorado processo de digestão de proteínas e gorduras. Alimentos ricos nesses nutrientes apresentam uma digestão mais complexa o que os deixa no estômago por mais tempo, favorecendo o desconforto gástrico.

Apesar das recomendações sugeridas na última fase, a Dieta Dukan não transmite a seus adeptos conceitos de alimentação saudável e equilibrada, portanto não há mudança de hábitos alimentares e consequentemente não há reeducação alimentar, dificultando assim a manutenção do peso.

5°Como funciona a Dieta do Shake?

Dieta do Shake

Ao afirmar que carnes, ovos e produtos lácteos tem efeito ácido e, portanto devem ser consumidos com moderação, a dieta desestimula o consumo destes alimentos e pode comprometer a ingestão de nutrientes essenciais acarretando em deficiências nutricionais. O grupo de carnes e ovos é a principal fonte de proteínas e minerais como ferro, zinco e vitaminas do complexo B, da mesma forma ao limitar o consumo de leite e derivados a dieta prejudica a ingestão de cálcio, mineral fundamental para a saúde dos ossos.

O acompanhamento de um profissional nutricionista durante o período de aplicação da dieta é a melhor forma de evitar as carências nutricionais, afinal o nutricionista é o profissional mais capacitado para adequar os conceitos da dieta à alimentação, e garantir o atendimento das necessidades de cada individuo.

Excluir alimentos com alto teor de gordura como fast food, doces, refrigerantes, bebidas alcóolicas e produtos industrializados já contribui para perda de peso, o que não necessariamente está associado ao pH do alimento como defendido pela dieta.

Vantagens da Dieta do Shake

É uma dieta prática e de fácil entendimento. Promove perda de peso rápida, podendo ser feita em ocasiões em que se queira emagrecer  de forma imediata.

Desvantagens da Dieta do Shake

A rápida eliminação de peso não representa apenas eliminação de gordura, mas também de água e músculos, o que pode levar ao reganho do peso perdido.Caso não seja combinada com refeições balanceadas, não promoverá a reeducação alimentar, o que pode contribuir para o reganho de peso, assim que interromper a utilização desses produtos.

É uma dieta monótona o que pode desestimular seu seguimento. Nem todos os shakes fornecem quantidades suficientes de cada nutriente, o que em longo prazo, pode causar deficiências nutricionais ao organismo, como fraqueza, anemia, queda de cabelos.

Alguns shakes apresentam quantidades exageradas de fibras, que pode ocasionar desconfortos intestinais e gases.